A reunião, presidida pelo Governador João Azevêdo, da Paraíba, contou com presença de todos os Governadores do Nordeste
O primeiro encontro do Consórcio Nordeste em 2023, já com os Governadores eleitos para o quadriênio 2023-2026, mostra que o Nordeste está unido em prol do avanço econômico e social da região. Elmano de Freitas (PT-CE), Rafael Fonteles (PT-PI), Raquel Lyra (PSDB-PE), Paulo Dantas (MDB-AL) Carlos Brandão (PSB-MA), João Azevêdo (PSB-PB), Jerônimo Rodrigues (PT-BA) e Fábio Mitidieri (PSD-SE) se reuniram na capital da Paraíba, João Pessoa, para tratar de vários assuntos, dentre eles a mudança da reforma tributária brasileira e a criação de um Fundo de Desenvolvimento Regional “que substitua os instrumentos vigentes da guerra fiscal” no país.
O Consórcio lançou ao público uma carta, chamada “Carta de João Pessoa”, onde exemplifica ações e metas para o futuro. O conjunto de governadores recém eleitos demonstraram bastante ânimo com o futuro da região.
Na carta, foi dito que “o compromisso do Nordeste é seguir trabalhando arduamente para que todos os canais de diálogo com a União estejam abertos, pautando-os no compromisso democrático e republicano”. A carta também destacou que com a mudança no comando do executivo federal as relações entre os entes da federação com o governo federal estão mais “sustentáveis”, ou seja, o governo do Presidente Lula (PT) demonstra maior capacidade de diálogo do que o então governo de Jair Bolsonaro (PL), que buscava isolar governadores que não partilhavam da mesma ideologia.
Leia abaixo a Carta de João Pessoa na íntegra: