Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/rolodefumo.com/wp-includes/functions.php on line 6114
Piauí institui lei que assegura direitos às pessoas com cardiopatia congênita - Rolo de Fumo

Piauí institui lei que assegura direitos às pessoas com cardiopatia congênita

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

O estatudo busca promover a inclusão social e cidadania participativa plena e efetiva dessas pessoas.

O governador Rafael Fonteles sancionou a lei nº 7.977, de 24 de fevereiro de 2023, que institui o Estatuto da Pessoa com Cardiopatia Congênita. Essa medida é destinada a reunir e estabelecer as diretrizes, normas e critérios básicos para assegurar, promover, proteger e resguardar o exercício pleno, e em condições de igualdade, de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais pelas pessoas com cardiopatia congênita. O estatudo busca promover a inclusão social e cidadania participativa plena e efetiva dessas pessoas. A lei é de autoria da ex-deputada estadual Teresa Britto (PV).

Essa medida assegura apoios especiais, como a orientação e a supervisão, entre outros elementos que auxiliem ou permitam compensar uma ou mais limitações físicas da pessoa com cardiopatia congênita, favorecendo a autonomia, de forma a contribuir com a inclusão social, bem como beneficiar o processo de habilitação e reabilitação, com ganhos para a qualidade de vida desse público.

Também serão facilitadas ajudas técnicas, bem como qualquer elemento que facilite a autonomia pessoal ou possibilite o acesso e o uso de meio físico, visando à melhoria da funcionalidade e qualidade de vida da pessoa com cardiopatia congênita. Isso inclui produtos, instrumentos, equipamentos ou tecnologia, inclusive os adaptados ou especialmente projetados.

A lei sancionada pelo governador também possibilita procedimentos especiais para auxiliar a pessoa que, devido ao estágio de sua enfermidade, exige condições peculiares para o desenvolvimento de atividades, como jornada de trabalho variável e horário flexível.

São princípios fundamentais do estatuto: respeito à dignidade da pessoa humana e à autonomia individual, promovendo a melhoria das condições de assistência à saúde das pessoas com cardiopatia congênita; não discriminação; inclusão e participação plena e efetiva na sociedade, proporcionando melhor qualidade de vida às pessoas em tratamento e pós-tratamento; igualdade de oportunidades, orientando as pessoas em tratamento sobre os direitos e procedimentos cabíveis; igualdade entre homens e mulheres; e o atendimento humanizado, buscando estimular a autoestima da pessoa enferma e sua família.

Fonte: Ascom/ Pi.gov

Redação Rolo de Fumo

Redação Rolo de Fumo

Faça um comentário!

Receba nossas notícias em tempo real!

Não enviamos spam!