Ideia é ter a França como referência para o desenvolvimento do turismo ecológico no Piauí.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, recebeu no Palácio de Karnak, nesta sexta-feira (17), o cônsul da França em Recife, Jérémie Faucon. Em pauta, investimentos no turismo piauiense, tomando como referência a França, país destaque mundial na atração de turistas.
O chefe do Executivo piauiense destacou a importância de estreitar relações com o Consulado da França em Recife, que atende a todo o Nordeste, com o objetivo de acelerar os investimentos em turismo ecológico. “A nossa ideia é realizar uma operação em conjunto com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Dessa forma, a França, que reconhecidamente prioriza o turismo, vai ajudar o Piauí a criar várias rotas turísticas, que sejam ecológicas, sustentáveis e que incluam as comunidades locais”, disse o governador. Ele lembra que esta é a forma mais inteligente de se fazer turismo nos dias atuais, pois gera emprego e melhora a economia.
Jérémie Faucon reforçou a importância da parceria entre o Piauí e a França. “Relação importante especialmente para o turismo local, mas também para o desenvolvimento de outros setores no estado”, finalizou.
Homenagem à Niède Guidon
Durante o encontro, o cônsul Jérémie Faucon convidou o governador Rafael Fonteles para ir a São Raimundo Nonato, no dia 9 de junho, para fazer parte da homenagem do consulado à Niède Guidon, arqueóloga franco-brasileira notável por seu trabalho no Parque Nacional da Serra da Capivara, um dos grandes pontos turísticos do Piauí.
Na oportunidade, uma nova missão arqueológica será recepcionada e dará continuidade ao trabalho da pesquisadora no parque.
Fonte: Ascom/ Pi.gov