A mediação e interlocução com os demais órgãos e poderes é uma das frentes de atuação da Secretaria.
Nesses 100 dias, a atuação da Secretaria de Governo foi pautada pela adequação da gestão ao modelo de Governo do chefe do Executivo Estadual, Rafael Fonteles, que coloca o cidadão no centro da tomada de decisões. Um trabalho que envolveu a organização técnica das equipes, montagem de organogramas, mantendo interlocução com as demais secretarias para também ajudá-las nas organizações de suas equipes, sempre focado no plano de Governo.
“O universo da Secretaria de Governo é de convergência. É uma secretaria que capta, tem interlocução e diálogo com todas as áreas do Governo. Isso está bem desenhado no Plano de Governo, baseado nas prioridades do governador e nas necessidades mais imediatas e mais sensíveis para o povo: segurança, saúde, educação e desenvolvimento econômico”, observa o secretário Marcelo Nolleto.
A mediação e interlocução com os demais órgãos e poderes é uma das frentes de atuação da Secretaria. “Meu papel dentro da Secretaria de Governo é, de certa forma, fazer esse alinhamento, essa harmonia institucional, e a escuta ativa, o diálogo franco e aberto (…). Fazer esse diálogo para que as ações em uma determinada pasta conversem uma com a outra e a gente desenrole gargalos para atingir os objetivos estabelecidos em cada uma das áreas”, afirma o secretário.
A Secretaria também avançou na realização do seu primeiro planejamento estratégico, com a realização de um diagnóstico institucional, formatação da identidade estratégica, definição da missão, visão e pilares de sustentação da instituição. Com os pilares governança, participação e inovação, a Secretaria de Governo quer ser reconhecida pela qualidade dos serviços, eficiência na gestão de recursos e excelência das estratégias governamentais.
O bom diálogo com a Assembleia Legislativa é outro destaque. Projetos importantes foram apresentados e aprovados nesses três primeiros meses, como o que institui o piso do magistério o programa de regularização de débitos fiscais referentes ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e taxas do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Piauí (Detran) e da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans) e a concessão de incentivos para o transporte público de Teresina.
Ações pontuais da nova gestão:
Criação da Superintendência de Governança e Gestão
Criação de Diretoria de Gestão de Pessoas
Criação de Unidade de Suporte de Tecnologia da Informação
Restruturação da Rede de Ouvidorias Setoriais do Estado
Instituição do Comitê de Qualidade de Vida
Realização de duas Edições do Café Filosófico
Realização de evento de Homenagem do Dia da Mulher
Realização de Minicurso de Gestão de Tempo
Formação de Grupos de trabalho para elaboração de protocolos de atendimento: comunidades tradicionais, gênero e igualdade racial.
Digitalização de 650 prontuários de servidores ativos e inativos
Instalação da Ouvidoria Ativa
Mapeamento e desenho de fluxos das rotinas e processos da Segov
Reorganização dos fluxos e procedimentos de atendimento da Ouvidoria
Instituição da Coordenação Socioambiental
Lançamento de 5 edições do “Podcast Ecosegov”
Campanha “Deixe apenas ideias acesas”