Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/rolodefumo.com/wp-includes/functions.php on line 6114
Piauí é primeiro estado do Nordeste a assinar o Pacto Nacional Pela Consciência Vacinal - Rolo de Fumo

Piauí é primeiro estado do Nordeste a assinar o Pacto Nacional Pela Consciência Vacinal

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

O propósito é conscientizar a população acerca da importância da vacinação prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI).

O governador Rafael Fonteles assinou, nessa quarta- feira (10), o Pacto Nacional Pela Consciência Vacinal. Com isso, o Piauí passou a ser o primeiro estado do Nordeste a firmar compromisso com o Ministério Público nas ações que serão realizadas para conscientizar a população acerca da importância do Plano Nacional de Imunização (PNI). A assinatura ocorreu durante a solenidade de abertura das reuniões conjuntas do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), do Grupo Nacional de Defesa do Consumidor (GNDC) e do Grupo Nacional de Execução Penal (GNEP). O evento coletivo recebeu o nome de “Junt@s – construindo o futuro e transformando realidades” e está sendo realizado no Sesc Cajuína, em Teresina.

O Pacto Nacional pela Consciência Vacinal é uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público, por meio da Comissão de Saúde. O propósito é conscientizar a população acerca da importância da vacinação prevista no Plano Nacional de Imunização para a prevenção de doenças, visando à retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal em todo o território nacional.

O governador destacou a importãncia do Piauí aderir ao pacto. “Essa é uma causa que já defendemos e temos muito orgulho de participar dessa união de esforços. Nossa meta é retomar os índices do Plano Nacional de Imunização e agradecemos a todas as instituições que se somam para colaborar com esse estímulo à população. Vacinem-se!”, conclamou Rafael Fonteles.

Divulgação

O procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, falou da adesão do Governo do Estado ao pacto. “Somos o primeiro do Nordeste a assinar e isso não se resume a uma assinatura, mas sim um comprometimento para a volta do Brasil aos altos níveis de imunização”, disse o procurador.

Sesapi e outras instituições também assinam o pacto

O termo de adesão ao Pacto Nacional Pela Consciência Vacinal também foi assinado, em outro momento do evento, nessa quarta-feira (10), em atividade na sede do Ministério Público do Piauí, pela diretora da Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa), Tatiana Chaves, que na ocasião representou o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz.

Acelerar os índices de vacinação no estado e conscientizar a população acerca dos benefícios da imunização é uma prioridade da Sesapi. Com certeza, esta é uma iniciativa e mais uma parceria firmada entre Governo do Estado e Ministério Público do Piauí que vai contribuir para as melhorias de saúde de toda a população”, ressaltou Tatiana Chaves.

A iniciativa vai realizar campanhas de comunicação sobre a segurança e eficácia das vacinas, atividades de caráter educacional junto às escolas, além de alertar sobre os riscos do retorno de doenças já erradicadas no país, como varíola e poliomielite, devido à baixa cobertura vacinal.

Vacinação

Com intuito de estimular a vacinação dos trabalhadores do Ministério Público do Piauí, durante a solenidade de assinatura do termo, que contou ainda com compromisso firmado de outros órgãos e entidades do Piauí, o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) marcou presença no evento, disponibilizando aos servidores do MPPI, vacinas do calendário adulto, contra hepatite B, tétano, influenza, caxumba, rubéola e sarampo.

Nessa ação, o Cerest vacinou cerca de 100 servidores do Mistério Público. O Cerest é vinculado à Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí e promove ações que visam melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância.

Encontro do Ministério Público

Rafael Fonteles parabenizou o Ministério Público do Piauí por sediar o evento que reúne, até o próximo dia 12 de maio, mais de 200 membros do MP com atuação em todo o país, para discussão de diversos temas de interesse social, como defesa do consumidor, direitos humanos em sentido estrito, defesa da saúde, infância e juventude, defesa dos direitos da pessoa com deficiência e da pessoa idosa, combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, educação, meio ambiente e sistema prisional.

“O momento é de troca de experiências, um momento importantíssimo para essa instituição que é o Ministério Público. Eu não tenho dúvidas que esse evento sediado aqui no Piauí será palco de grandes discussões que vão virar uma defesa cada vez melhor da nossa sociedade. Esse é o grande papel do Ministério Público que tem todo nosso apreço”, ressaltou o governador.

O procurador-geral de Justiça do Piauí destacou o orgulho de receber representantes de diversos estados brasileiros. “Temos o prazer e a honra de receber dezenas de colegas de missão, atuantes em todo o MP brasileiro. Nos próximos dias compartilharemos conhecimentos e experiências sobre inúmeros temas de enorme importância. Isso porque o Ministério Público se afigura como protagonista em inúmeros debates de relevância pública no país”, ressaltou Cleandro Moura.

Na noite de abertura do evento ocorreu a palestra “a efetividade dos direitos humanos na construção de um futuro sustentável”, proferida pela secretária executiva do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Rita Oliveira.

Fonte: Ascom/ Pi.gov

Redação Rolo de Fumo

Redação Rolo de Fumo

Faça um comentário!

Receba nossas notícias em tempo real!

Não enviamos spam!