A Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizou, no Centro de Formação Odilon Nunes, na zona Norte de Teresina, o I Encontro Formativo para Diretores Adjuntos e Vice-diretores.
A Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizou, no Centro de Formação Odilon Nunes, na zona Norte de Teresina, o I Encontro Formativo para Diretores Adjuntos e Vice-diretores. Foram discutidos temas como liderança pedagógica e a atuação dos profissionais que atuam nas zonas Sul, Sudeste e Leste, sob a coordenação dos Superintendentes Escolares Willis Santana e Danny Borges.
“A necessidade da formação surgiu a partir das vivências dos superintendentes nas unidades de ensino. Na oportunidade, além de acesso ao conhecimento por meio de momentos lúdicos, os gestores puderam ainda compartilhar projetos, práticas e instrumentos de trabalho que facilitam o fazer diário”, conta o Superintendente Escolar Willis Santana.
Para Wilson Vilhena, diretor adjunto da Escola Municipal Extrema, a “formação é de grande relevância na medida que nos leva a refletir sobre o nosso papel enquanto gestor dentro das nossas unidades de ensino. Entendo que para sermos um bom líder precisamos querer mudar a realidade em que estamos inseridos e formações como esta nos permitem compartilhar ideias, ações e a criar possibilidades de intervenções nas nossas escolas.”
A professora Tânia Cardoso, diretora adjunta da Escola Municipal Joca Vieira, compartilhou os projetos Patrulha do Bem e Líderes de Turma. A professora Maria Deusamar Sousa, diretora adjunta da E.M. Professor Valdemar Sandes, socializou o seu caderno e instrumentos de registros para um acompanhamento pedagógico eficiente e eficaz. Já o professor Antônio Jacinto Barros, diretor adjunto da E.M. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, apresentou o Projeto Aluno Monitor.
O diretor adjunto da E.M. Raimundo Nonato Monteiro Santana, Pinheiro Júnior, afirma. “Foi um momento de muito aprendizado e reflexão sobre o fazer. Foi muito importante refletirmos sobre a nossa prática e acessar a ideias simples, mas possíveis de serem realizadas em nossa escola”. “Saímos daqui mais conscientes do nosso papel e motivados a pôr em prática tudo o que aprendemos”, completa Mara Rayssa, diretora adjunta da E.M. Areias.
Fonte: Ascom/ Semec