Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/rolodefumo.com/wp-includes/functions.php on line 6114
Matrizes eólica e solar são responsáveis por 95% da energia produzida no Piauí - Rolo de Fumo

Matrizes eólica e solar são responsáveis por 95% da energia produzida no Piauí

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

O destaque vai para a energia fotovoltaica com 68% da capacidade energética produzida no território

De acordo com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), 95% da capacidade energética do Piauí vêm da força dos ventos ou da luz do sol. A maior fatia, de 68%, vem da energia eólica, enquanto que 27% correspondem à energia solar.

Os dados, referentes ao mês de maio, mostram que o Estado possui 158 usinas de geração de energia instaladas e com capacidade de 5.463 MW de potência, no total. Além da energia solar e eólica, os números mostram que o Piauí também possui 4% de produção com energia hidráulica e 1% com energia térmica, que também são consideradas fontes de energia renováveis.

Desta forma, o Piauí mostra que está na frente na busca de fontes alternativas de produção energética que não emitem gás carbônico. Assim, é possível contribuir com a diminuição do aquecimento global e a questão do efeito estufa.

O Piauí possui dados bem diferentes às matrizes energéticas que os demais estados do Brasil. A média nacional mostra que 59% da capacidade instalada vem da energia hidráulica. Enquanto isso, a energia eólica (14%) e solar (5%) aparecem na outra ponta dos indicadores do resto do país.

De acordo com Paula Jeanne Rosa de Lima Sampaio, secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Abastecimento, Mineração e Energias Renováveis (Sedrame), o Piauí tem um grande potencial e já é referência em energias renováveis. “Hoje, ocupamos o terceiro lugar em energia fotovoltaica e eólica, quando levamos em conta empreendimentos em operação. Quando falamos em energia solar, são 50 empreendimentos em operação e 336 empreendimentos que estão para ser construídos, além de 26 já em construção. Eólica são 108 em operação, 18 em construção e 47 ainda por construir”, enumera.

Os números tabulados pela CCEE são relativos à geração de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN). Este material é usado por empresários do setor, além de interessados no tema energia.

Fonte: Ascom/Pi.gov

Redação Rolo de Fumo

Redação Rolo de Fumo

Faça um comentário!

Receba nossas notícias em tempo real!

Não enviamos spam!