Um marco para a educação inclusiva municipal. Na manhã desta terça-feira (17), o secretário de Educação, professor Nouga Cardoso, acompanhou os detalhes da Plantaforma Mobi Educa.me para o Acompanhamento dos alunos Público Alvo da Educação Especial. O sistema é de extrema importância para a rotina escolar, possuindo expressivo potencial transformador e otimizando o processo educacional. Eles podem facilitar a comunicação, o processo de aprendizado e auxiliar o professor a compreender melhor as dificuldades e limitações dos seus alunos.
A coordenadora da Divisão de Educação Inclusiva (DEI) da Semec, Amanda Kárrdia, destacou que a plataforma é mais uma meta alcançada que proporcionará de forma objetiva a informatização do setor da inclusão na Secretaria e município. “São mais benefícios para alunos com deficiência. Normalmente, eles são matriculados na sala de aula regular e no atendimento educacional especializado no contraturno. A partir de agora eles terão esse acompanhamento na plataforma de forma específica”, explicou a coordenadora.
O secretário, professor Nouga Cardoso destaca o avanço educacional e a inovação proporcionados pelo Mobi Educa.me. “A plataforma é inovadora e é mais uma ação em que conseguiremos melhor alcançar e beneficiar os estudantes que necessitam do AEE”.
A formação dos cadastros, por meio da plataforma, é dividida em três níveis de inserções: escola, professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o acompanhamento da Educação Inclusiva. Todas as informações serão constatadas e disponibilizadas no aplicativo. Com o acesso, poderá ser visto quais as escolas-polos disponíveis na região, os acompanhamentos específicos que cada aluno necessita ter e seu respectivo laudo.
A plataforma está prevista para funcionar prontamente a partir do início letivo de 2024, mas desde já conta com as atualizações de dados e cadastros dos estudantes da Rede Municipal de Educação.
A apresentação contou também com a participação dos secretários executivos de Gestão, professora Edileusa Sampaio, de Ensino, professor Reinaldo Ximenes, gerentes, coordenadores e técnicos que atuam com a Educação Inclusiva na Semec.
Fonte: Ascom/Semec