O coordenador participa do 4º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, que segue até esta sexta-feira (19), em Belém do Pará.
O coordenador de Comunicação do Piauí, Mussoline Guedes, participa do 4º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação. O evento iniciou, nessa quinta-feira (18), e segue nesta sexta-feira (19), em Belém do Pará. No primeiro dia, a programação iniciou com a palestra “A Inteligência Artificial na Prestação dos Serviços Públicos, ministradas por Sidney Hori Hawthorne e Renato Piques.
A iniciativa é promovida pelo Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação, criado em 2023, para aprimorar, por meio de ações conjuntas, a comunicação pública em todo o país. Nesta edição, 24 estados estão presentes ao evento, que já passou por Bahia, Rio de Janeiro e Paraná.
No evento, Mussoline destacou o pioneirismo do Piauí na criação da Secretaria de Inteligência Artificial, cujo projeto tramita na Assembleia Legislativa do Piauí. “O Estado também é o primeiro do Brasil a adotar, no ensino médio, a IA como disciplina obrigatória no currículo das escolas da rede estadual, com a finalidade de preparar os jovens para as possibilidades que virão com a tecnologia e inovação”, afirmou o coordenador.
No evento, Renato Piques, da Etho It Tecnologia, ressaltou que o Piauí se encaminha para se tornar um celeiro tecnológico, capaz de preparar mão de obra para atender os demais estados do Brasil. “O Piauí está de parabéns pelo pioneirismo, o primeiro estado brasileiro a estar implantando a IA de maneira estrutural. Imagino que está sendo formada uma base forte com treinamento em modelos matemáticos, formando uma próxima geração de profissionais muito mais completa do que a que temos hoje”, disse o executivo.
O fórum segue, nesta sexta-feira, com debates sobre a COP 30, na apresentação da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, além da participação do conselheiro e vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará, Fernando Ribeiro, e do promotor de Justiça do Ministério Público do Pará, Márcio Ribeiro. O encerramento marcará a assinatura da Carta de Belém.