Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the advanced-page-visit-counter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/rolodefumo.com/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cmsmasters-content-composer domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/rolodefumo.com/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/rolodefumo.com/wp-includes/functions.php on line 6121
Cidade Olímpica vai representar o Norte/Nordeste na Olimpíada Brasileira de Satélites - Rolo de Fumo

Cidade Olímpica vai representar o Norte/Nordeste na Olimpíada Brasileira de Satélites

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

O Programa Cidade Olímpica Educacional (COE), da Prefeitura de Teresina, executado pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec). irá representar as regiões Norte e Nordeste do Brasil na Olimpíada Brasileira de Satélites 2023 (OBSAT), que acontecerá em Natal(RN), no período de 4 a 8 de dezembro. A competição, idealizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e organizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com o apoio e parceria de renomadas instituições como a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Liga Amadora Brasileira de Rádio Emissão (Labre) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP) visa promover o conhecimento e o interesse dos estudantes brasileiros em ciências espaciais.

Uma das conquistas notáveis do COE é o desenvolvimento do satélite Cansat por alunos, sob a supervisão do professor Edwar Montenegro e a coordenação da professora Elinalva Barbosa. Esse projeto inovador tem como foco o estudo da radiação UV e gás Ozônio na atmosfera do Nordeste do Brasil por meio do Cansat. Essa conquista permitiu que o Cidade Olímpica Educacional se destacasse como representante das regiões no cenário nacional.

 

O secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, destaca o empenho dos alunos em aprimorar suas habilidades e a dedicação dos professores do COE. “Agradeço o grande empenho da equipe do programa Cidade Olímpica Educacional, dos alunos que sempre estão empenhados em trabalhar melhor suas habilidades e agradecer aos professores na condução desses alunos para um futuro brilhante”, concluiu.

O lançamento do satélite Cansat está programado para ocorrer na cidade de Natal, na base de lançamentos de foguetes, com a delegação composta por três alunos do COE e o professor Edwar, que embarcarão para a capital do Rio Grande do Norte no mês de dezembro. O evento contará com a participação de 20 equipes de todo o Brasil, competindo para mostrar suas habilidades e conhecimento na área espacial.

A OBSAT tem como objetivo principal destacar a importância dos satélites no cotidiano das pessoas, evidenciando seu papel crucial em diversas atividades, como comunicações, monitoramento ambiental, segurança de fronteiras, exploração científica e serviços de localização. Além disso, a competição busca oferecer capacitações, motivar estudantes brasileiros de todos os níveis a seguirem carreiras técnico-científicas e promover experiências teóricas e práticas em projetos de satélites.

A participação do Programa Cidade Olímpica Educacional de Teresina na OBSAT é uma demonstração do potencial e dedicação dos estudantes e educadores na busca por avanços científicos e tecnológicos, bem como no fortalecimento da educação e da pesquisa em ciências espaciais no Brasil.

Fonte: Ascom/Semec

Redação Rolo de Fumo

Redação Rolo de Fumo

Faça um comentário!

Receba nossas notícias em tempo real!

Não enviamos spam!