Diretor da Piauí Fomento visita cooperativas em Picos e disponibiliza recursos para empreendedores

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Na ocasião, a Agência conheceu a instalação das cooperativas, processos de produção e finalização dos produtos para a venda e exportação de mel e cajucultura.

Durante visita aos setores produtivos de Picos, o diretor-presidente da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí S.A (Piauí Fomento), Feliphe Araújo, conheceu cooperativas de produção de mel e cajucultura. Segundo o Ministério da Economia, em 2022, o Piauí exportou US$ 29,3 milhões em mel orgânico, tornando-se o estado brasileiro de maior exportação do produto.

Na ocasião, a equipe da Piauí Fomento conheceu a instalação das cooperativas, processos de produção e finalização dos produtos para a venda e exportação. “Em Picos, nós conhecemos duas Cooperativas: a Cooperativa Apícola da Macrorregião de Picos (Campil) que tem um trabalho focado na apicultura e a Central de Cooperativas de Cajucultores do Estado do Piauí (Cocajupi) que trabalha o beneficiamento da castanha, amêndoas e também fábrica cajuína. Esse foi um momento importante para a gente conhecer como é essa produção e como a Piauí Fomento, por meio do Governo do Estado, pode estar ajudando esse público a aumentar sua produção, melhorar a assistência técnica para investir nos negócios e gerar emprego e renda”, pontua Feliphe Araújo.

Divulgação

A gerente comercial da Cooperativa Apícola da Macrorregião de Picos, Roseni Josefa, relata que o setor de apicultura tem larga produção e busca recursos para mais investimentos. “O trabalho aqui funciona desde a roça até a extração do mel. Nós fazemos a rastreabilidade e todo o produto que sai da cooperativa vai com o nome do produtor, para que seja divulgada sua atividade e também possa atender, caso haja algum problema. Eu costumo dizer que tenho minha vida antes e depois da apicultura. Hoje sou apicultora e tenho mais de 300 colmeias”, relata.

O presidente da Central de Cooperativas dos Cajucultores do Estado do Piauí, Jocibel Bezerra, afirma que a cooperativa tem forte produção no estado; e com a Piauí Fomento, as linhas de crédito disponíveis poderão alavancar esses negócios. “Esse foi um dia importante com a vinda da Piauí Fomento, onde dialogamos com as cooperativas, representantes dos produtores rurais e sindicatos, os benefícios da Agência para com os empreendedores. Eu saio muito animado, afinal ele afirmou que recurso existe, nós já temos um contrato fechado e precisamos dessa linha de crédito para que melhoremos nossos investimentos no setor, na produção e exportação dos derivados do caju”, declara.

Fonte: Ascom/ Pi.gov

Telsirio

Telsirio

Faça um comentário!

Receba nossas notícias em tempo real!

Não enviamos spam!