Gestores da Rede Municipal avaliam Projeto Alfabetiza Teresina

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Gestores da Rede Municipal de Ensino de Teresina que atuam com alunos do Ciclo de Alfabetização (II Período, 1º e 2º ano do Ensino Fundamental) participaram na manhã desta terça-feira (28) do primeiro encontro do ano do Projeto Alfabetiza Teresina

Gestores da Rede Municipal de Ensino de Teresina que atuam com alunos do Ciclo de Alfabetização (II Período, 1º e 2º ano do Ensino Fundamental) participaram na manhã desta terça-feira (28) do primeiro encontro do ano do Projeto Alfabetiza Teresina, no Centro de Formação Odilon Nunes (CEFOR), zona Norte de Teresina.

Criado pela Prefeitura de Teresina e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) em parceria com as escolas, o Projeto Alfabetiza Teresina visa facilitar o acesso à aprendizagem da leitura e da escrita por meio de atividades lúdicas e cheias de aprendizados. A culminância do Projeto acontece anualmente com a realização do Piquenique Literário, momento em que as crianças socializam com a comunidade escolar e extraescolar o desempenho das habilidades desenvolvidas durante o processo de alfabetização, por meio dos projetos de leitura.

“Hoje é o primeiro evento do ano de pactuação de alfabetização com os gestores da educação infantil de Teresina. Tudo o que fazemos é em prol da melhoria dos índices de aprendizagem dos alunos e o Alfabetiza Teresina é um dos exemplos disso”, diz o secretário executivo de Ensino da Semec, professor Reinaldo Ximenes.

Divulgação

“Um projeto que se consolida dia após dia, objetivando a alfabetização de nossas crianças na idade certa. Temos muito o que comemorar com os resultados alcançados até aqui e trabalharemos para melhorar ainda mais”, afirma o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso.

Os gestores receberam informações sobre os níveis de leitura e escrita dos alunos ao longo dos últimos quatro anos e os desafios e metas a serem cumpridos em 2023. Também foram orientados sobre o Tempo de Aprender, programa do Governo Federal em parceria com as Redes Municipais de Ensino que tem como objetivo melhorar a qualidade da alfabetização em todas as escolas públicas do país.

Na oportunidade, foi feito o lançamento do concurso Lê Teresina, que tem por finalidade oportunizar experiências para o desenvolvimento e aprimoramento da linguagem oral, a partir da prática de diversas leituras, de modo a possibilitar a formação de leitores e escritores do Ciclo de Alfabetização.

“As unidades de ensino deverão desenvolver projetos de leitura nas turmas do Ciclo de Alfabetização para estarem aptas a se inscreverem no concurso. Cada escola pode inscrever até um aluno de cada ano escolar do ciclo de alfabetização para a etapa final. Serão premiados com dinheiro, tablets e menção honrosa os três primeiros colocados, além dos professores e as unidades de ensino”, explica Pedrina Daiane, coordenadora de Alfabetização da Semec.

Fonte: Ascom/ Semec

Telsirio

Telsirio

Faça um comentário!

Receba nossas notícias em tempo real!

Não enviamos spam!