Governador busca financiamento com Banco dos BRICS para Intermodal do Vale do Parnaíba

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Em encontro com a presidente do banco, Dilma Rousseff, Rafael Fonteles discutiu o financiamento do projeto e exaltou a sua importância social e econômica para o Piauí.

O governador Rafael Fonteles encerrou a sequência de agendas na China, nesta sexta-feira (27), em Xangai, onde se reuniu com a presidente do New Development Bank (NDB), Dilma Rousseff. Na oportunidade, o governador do Piauí apresentou o projeto do Intermodal do Vale do Parnaíba, em busca de financiamento para o projeto. Agora, o chefe do Executivo piauiense segue para o Japão, onde irá tratar de oportunidades nas áreas do agronegócio, energias renováveis, indústria automotiva, tecnologia e hidrogênio verde.

O NDB, conhecido como o “Banco dos BRICS”, é responsável por financiar projetos de infraestrutura, desenvolvimento social e sustentabilidade nos países que compõem os BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Em março de 2023, a ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, foi eleita para presidir o banco.

WhatsApp Image 2023-10-27 at 07.58.02 (2).jpeg

O projeto do Intermodal do Vale do Parnaíba consiste na construção de um anel viário para interligar todo o Piauí até a região do Cerrado, no Sul do estado, para o transporte de grãos; uma hidrovia para o escoamento de mercadorias por meio do rio Parnaíba; e a união da via ferroviária de Teresina a Luís Correia, chegando ao Porto no município.

“A nossa ideia é conectar a produção do Sul do Piauí ao Porto de Luís Correia. Esse é um projeto de estado, não de governo. O Intermodal trará muito desenvolvimento econômico ao Piauí nas próximas décadas”, explicou o governador em suas redes sociais.

WhatsApp Image 2023-10-27 at 07.58.02 (1).jpeg

Segundo o governador, o Intermodal é uma das grandes apostas de sua gestão na área de infraestrutura. “O projeto foi muito bem recebido pela presidente. Saímos daqui com a certeza de que o NDB irá nos ajudar com o financiamento do nosso Intermodal. Agora, seguiremos as tratativas com o Banco no Brasil”, disse Rafael Fonteles.

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, exaltou o encontro com a presidente Dilma Rousseff. “A presidente demonstrou muita receptividade, interesse e objetividade em nosso encontro. Ela já endereçou o nosso projeto e definiu quem irá nos acompanhar durante a sua execução. A presidente, inclusive, estará conosco durante todo o processo, contribuindo para que o nosso sonho vire realidade”, destacou o presidente.

Durante as tratativas no Banco dos BRICS, o governador Rafael Fonteles e o presidente Victor Hugo estiveram acompanhados do presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Hilo de Almeida Sousa; do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, conselheiro Kennedy Barros; e do deputado Francisco Limma, representante da Assembleia Legislativa.

Fonte: Ascom/Pi.gov

Telsirio

Telsirio

Faça um comentário!

Receba nossas notícias em tempo real!

Não enviamos spam!