Governo do Piauí assina acordo com empresa chinesa para aprimorar projeto do Intermodal do Vale do Parnaíba

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

O projeto busca integrar o Cerrado até o Porto de Luís Correia, facilitando o escoamento da produção local e trazendo desenvolvimento ao Piauí.

No primeiro dia de agendas em Pequim, na China, o governador Rafael Fonteles e o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, assinaram, nesta segunda-feira (23), Memorando de Entendimento (MoU) entre a Investe Piauí e a empresa chinesa Genertec International para contribuir com o desenvolvimento logístico do Estado, em especial para o projeto do Intermodal do Vale do Parnaíba.

A assinatura do MoU se deu após a apresentação feita pelo governador acerca do Intermodal para a empresa chinesa, especializada em serviços de comércio e engenharia, com experiências em infraestruturas de transportes, portos e energias renováveis. O memorando tem como objetivo promover a cooperação entre a Investe Piauí e Genertec, juntamente com suas subsidiárias CMC e CGCI, para compartilhar modelos de negócios e projetos de hidrovias, ferrovias, rodovias, portos e estruturas de energias renováveis, que irão auxiliar no aprimoramento do projeto do Intermodal e demais projetos do Governo do Piauí.

Segundo o governador, a parceria será muito importante para o Piauí, tendo em vista a grande experiência da empresa. “A Genertec possui muito conhecimento teórico e operacional. Em nosso encontro, demonstraram as boas práticas que queremos aplicar em nossos projetos no Piauí. Aproveitamos a oportunidade para apresentar as potencialidades do nosso estado e tenho certeza de que saímos daqui com muitos frutos a serem colhidos”, disse Rafael em suas redes sociais.

O Intermodal Vale do Parnaíba planeja a construção de um anel viário para interligar todo o Piauí até região do cerrado, no sul do estado, para o transporte dos grãos; uma hidrovia para escoamento de mercadorias através do rio Parnaíba e a união da via ferroviária de Teresina e Luís Correia, chegando ao futuro Porto no litoral. “O Intermodal é uma das nossas grandes apostas em infraestrutura para alavancar o desenvolvimento do Piauí, gerando novas oportunidades de negócios e emprego e renda para nossa gente”, afirmou o governador em suas redes sociais.

Além da parceria para o projeto do Intermodal, consta ainda no memorando a implantação de um Escritório de Representação Internacional da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí), na cidade de Xiamen, para exploração conjunta de oportunidades futuras de colaboração. O escritório é semelhante aos já existentes em Portugal, Estônia e Estados Unidos, inaugurados em 2023.

WhatsApp Image 2023-10-23 at 10.00.12.jpeg

Em busca de mais parcerias

Rafael Fonteles também esteve reunido nesta segunda-feira (23) com representantes da China Communications Construction Company (CCCC) e sua subsidiária, a China Communication Trading & Supply Co. Ltda. (CCTSC), a fim de apresentar o projeto do Intermodal do Vale do Parnaíba e buscar parcerias para a sua execução.

Antes das discussões acerca do Intermodal, o governador Rafael Fonteles também visitou a Zona Internacional de Demonstração de Energia do Hidrogênio, que abriga cerca de 170 empresas que investem em hidrogênio e seus derivados. As discussões reforçam a transição energética como uma das grandes prioridades da gestão do governador.

Fonte: Ascom/Pi.gov

Telsirio

Telsirio

Faça um comentário!

Receba nossas notícias em tempo real!

Não enviamos spam!