Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/rolodefumo.com/wp-includes/functions.php on line 6114
Governo do Piauí vai apoiar campanhas sociais da Igreja Católica - Rolo de Fumo

Governo do Piauí vai apoiar campanhas sociais da Igreja Católica

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

A garantia foi dada pelo governador Rafael Fonteles, nesta sexta-feira (15), quando esteve na Residência Episcopal, em Teresina

O Governo do Estado vai apoiar duas campanhas sociais da Igreja Católica no Piauí, uma seria mediar conflitos sociais com a chegada de grandes empresas no estado e outra atuar para o combate à insegurança alimentar. A garantia foi dada pelo governador Rafael Fonteles, nesta sexta-feira (15), quando esteve na Residência Episcopal, em Teresina, reunido com o arcebispo da capital, Dom Juarez Sousa, e outros bispos do Piauí.

A primeira campanha da igreja é definir protocolos de mediação de conflitos entre as comunidades e os grandes projetos de empresas ao se instalarem no Piauí. Esse protocolo vai constar regras tanto para a empresa como para o Estado, fazendo o levantamento social dos possíveis impactos sociais, para evitar que a empresa faça essa mediação sem a participação do estado e da igreja.

A outra campanha é a Tempo de Cuidar e Tempo de Agir, que terá arrecadação e distribuição de alimentos e promoção, defesa e garantia dos direitos.

Governador participa de reunião com bispos católicos do Piauí (Fotos: Jorge Henrique Bastos)

“Podemos dar as mãos, Governo e Igreja Católica, na tentativa de amenizar o sofrimento do povo, especialmente, na questão da segurança alimentar e da segurança fundiária das comunidades tradicionais. É um tema importante da mediação de conflitos para garantir que os mais vulneráveis tenham os seus direitos preservados”, afirmou Rafael Fonteles.

O arcebispo Dom Juarez destacou que a instalação de empresas é importante para trazer desenvolvimento, mas isso precisa ser feito levando em conta o impacto na vida das comunidades já instaladas antes de chegada das companhias. “É preciso haver um protocolo social com relação aos grandes projetos, que traga um desenvolvimento humano e integral, que leve em conta a vida das pessoas que estão na terra, as comunidades originárias, de forma que elas sejam beneficiadas com todos os projetos”, afirmou o religioso.

Sobre o combate à fome, Dom Juarez lembrou que ela se agravou com a pandemia, que escancarou algumas fragilidades do ponto de vista de desigualdade social e que precisam continuar sendo sanadas a partir de agora. “Então, é tempo de cuidar e é tempo de agir. Esta é a campanha que começa agora no mês de outubro e vai prosseguir para que a gente possa cada vez mais continuar firmes na fé, na esperança e na defesa da promoção da vida, sobretudo combatendo o problema da insegurança alimentar”, disse o arcebispo.

Rafael recebe o núncio Dom Giambatista

Depois da reunião com os bispos, o governador Rafael Fonteles esteve no Aeroporto de Teresina para recepcionar o núncio apostólico Dom Giambattista Diquattro. O religioso veio ao Piauí para colocar em Dom Juarez Sousa o pálio, vestimenta litúrgica concedida pelo Papa Francisco ao arcebispo de Teresina quando ele esteve em Roma, no fim de junho. Na ocasião, Rafael também esteve presente.

“Tive o privilégio de poder acompanhar Dom Juarez em Roma, no momento em que ele recebeu das mãos do santo Papa o Pálio Episcopal. É um momento de uma simbologia muito forte para a comunidade católica do Piauí e do Brasil”, afirmou o governador.

A entrega do pálio a Dom Juarez será nesta sexta-feira, às 19h, na Catedral de Nossa Senhora das Dores, no Centro de Teresina.

Fonte: Ascom/Pi.gov

Redação Rolo de Fumo

Redação Rolo de Fumo

Faça um comentário!

Receba nossas notícias em tempo real!

Não enviamos spam!