Governo entrega tratores e implementos agrícolas a agricultores familiares de 26 municípios

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Equipamentos serão utilizados para facilitar o trabalho no cultivo dos mais diversos produtos produzidos no Piauí.

A secretária de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Rejane Tavares, entregou, nesta sexta-feira (19), 26 tratores e implementos agrícolas, adquiridos por meio de emenda parlamentar do senador Marcelo Castro, às prefeituras e entidades voltadas à agricultura familiar dos municípios do Piauí. A aquisição, de aproximadamente R$ 7 milhões, faz parte do Programa de Valorização à Agricultura Familiar.

Participaram do evento o deputado federal Castro Neto, que na ocasião representou o senador Marcelo Castro; o superintendente da Companhia dos Vales dos Rios São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Marcelo Filho; o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Danilo Viana; a prefeita de Jurema, Kaylanne Oliveira; o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Piauí (Fetag-PI) Evandro Luz; o representante da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Povoado Lagoa, localizado em Santa Filomena, Almério Silva, dentre outros representantes do governo estadual, bem como da Assembleia Legislativa e de associação dos municípios contemplados.

Para Rejane Tavares, a entrega de tratores é importante para a agricultura familiar do Piauí porque fortalece o processo produtivo com o uso da tecnologia. “A gente quando entrega um trator fica extremamente satisfeito, porque quebra o paradigma de que homem do campo trabalha na enxada. E o que a gente precisa é de tecnologia, precisa modernizar a produção da agricultura familiar para que a gente garanta cada vez mais comida no prato das pessoas.  Por isso, nosso trabalho aqui na SAF tem um tripé que a gente considera extremamente importante: fortalecer a comercialização, o uso da tecnologia e o beneficiamento da produção”, destacou.

O deputado federal Castro Neto lembrou que a profissionalização do trabalho na agricultura familiar é importante para o fortalecimento da economia e, por consequência, para a melhoria da vida das pessoas. “Muito importante essa entrega de equipamentos para os agricultores. São 26 tratores com carretas e grades aradoras que vão beneficiar o homem do campo. Fortalece a agricultura familiar e o que ele produz, ele vende e, assim, fortalece a economia”, lembrou.

Uma das entidades beneficiadas foi a Associação Serra dos Vitalinos, no município de Simões. Para o presidente da associação, Fábio Lopes do Nascimento, o equipamento vai ser bem utilizado pelos agricultores da região. “Esse trator vai aumentar mais a nossa produção, fortalecer a nossa agricultura, e fazer com que nossa comunidade possa desenvolver melhor o seu trabalho”, disse.

Foto: Geirlys Silva

Os municípios contemplados com os equipamentos foram: Água Branca, Barra D’Alcântara, Bonfim do Piauí, Bom Jesus, Colônia do Gurgueia, Corrente, Curimatá, Curral Novo do Piauí, Flores do Piauí, Floresta do Piauí, Fronteiras do Piauí, Guaribas, Itaueira, Jacobina do Piauí, Lagoa do Barro do Piauí, Jurema, Marcolândia, Monte Alegre do Piauí, Oeiras, Pau D’Arco do Piauí, Pio IX, Ribeira do Piauí, Santa Filomena, São Braz do Piauí, São João do Piauí e Simões. Na quinta-feira (18), houve o treinamento para os representantes dos municípios e os condutores dos veículos com instruções sobre o funcionamento da máquina e melhor forma de conservação.

Fonte: Ascom/ Pi.gov

Telsirio

Telsirio

Faça um comentário!

Receba nossas notícias em tempo real!

Não enviamos spam!