Os empresários fazem parte do Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional.
Com diversas atividades em Teresina, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia, uma delegação de investidores chineses encerrou, nessa sexta-feira (10), a agenda de visitas e reuniões de negócios no Estado do Piauí, iniciada na quarta-feira (8), em Teresina. A programação é fruto da articulação entre a Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Estado do Piauí, a Investe Piauí, e a Associação Brasileira das Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe).
A comitiva era coordenada pelo presidente da Abrazpe, o economista Helson Braga, e a delegação chinesa composta por Henrique Kao, CEO da ES Consultor Ltda; Hugo Zhu, presidente da Zhuhai Sino-Lac Supply Cham Co. Ltd; Chan Kwok Keong, gerente de exportação da Zhuhai Sino-Lac Supply Cham Co. Ltd; Cris Wen, presidente da Shenzhen Eletrical Products Factory; e Cindy Chen, presidente da Sunglobal – Express Logistics Ltd.
O relacionamento entre a Investe Piauí e os empresários chineses teve início em janeiro deste ano, em São Paulo, durante a celebração de um acordo de cooperação econômica e tecnológica entre a Abrazpe e o Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional.
A programação no Estado do Piauí começou com uma recepção do governador Rafael Fonteles, no Palácio de Karnak, seguida de visitas a empresas de diversos setores na capital, todas relacionadas ou com potencial de relacionamento com a China. Entre as empresas visitadas, estão a indústria metalúrgica Ferronorte, a fábrica Euro Alimentos, do Grupo Arrey; os frigoríficos Frigotil e a Fazenda Tiracanga. Na quinta-feira (9), durante todo o dia, os presidentes da Investe Piauí, Victor Hugo, e da ZPE do Piauí, Álvaro Nolleto, dialogaram com os líderes empresariais chineses sobre as possibilidades de investimentos em diversos setores industriais.
Em Parnaíba, a programação teve início no Aeroporto Internacional João Silva Filho, onde foi apresentado o “master plan” da expansão daquela estrutura aeroportuária, por meio de uma parceria público-privada (PPP) envolvendo o Governo do Piauí e investidores privados.
Em seguida, a delegação seguiu para Luís Correia, a fim de conhecer o espaço preparado para a construção do porto pesqueiro do estado, outra iniciativa da Investe Piauí, por meio de sua subsidiária Porto-PI. Eles também visitaram as instalações administrativas, industriais e de serviços da ZPE do Piauí, ocasião em que aprofundaram as discussões e troca de informações sobre oportunidades de negócios na zona de livre comércio piauiense.
Os gestores piauienses acompanharam ainda os membros da delegação chinesa em visitas à Faculdade de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), seguida de visita à Fazenda Marpisa, dedicada à criação de camarão e atum, no município de Cajueiro da Praia.
Fonte: Ascom/ Pi.gov