MDS e Carrefour assinam acordo para a geração de emprego e renda a inscritos no Cadastro Único

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

A partir da iniciativa, pessoas que dependiam do Bolsa Família devolverão cartão do programa e receberão a carteira de trabalho assinada

Um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) será assinado nesta sexta-feira (24.03), em Teresina, pelo Grupo Carrefour Brasil e pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O objetivo é formar mão de obra qualificada e promover a inclusão socioeconômica de brasileiros e brasileiras, com a geração de empregos para quem está hoje inscrito no Cadastro Único.

“Todos sabem do compromisso do presidente Lula de cuidar dos mais pobres, e ele nos cobra isso todos os dias. Estamos empenhados, com toda a nossa equipe, e integrados com os setores público e privado, pois não se faz uma missão como essa sozinho”, pontua o ministro Wellington Dias. “Sonho acordado com cada vitória dentro do desafio de dar oportunidades a mais e mais famílias, de um emprego ou um negócio que possa gerar renda, para que não precisem mais receber o Bolsa Família”, completa.

O evento em Teresina terá a inauguração de um atacadão onde serão formalmente contratadas pessoas que estavam desempregadas. “Esse será um primeiro bom exemplo do que o Brasil pode fazer. Algumas dessas pessoas são de famílias em que a renda vai ultrapassar de meio salário mínimo per capita. Por isso, com a renda elevada, vão poder entregar o cartão do Bolsa Família. Com esse dinheiro economizado, vamos atender outras famílias que muito precisam. Será um sonho realizado, mas apenas um começo! É mesmo a união de esforços para a reconstrução de uma vida melhor para milhões de brasileiras e brasileiros”, afirma o ministro.

As ações viabilizadas pelo ACT terão como público inscritos no Cadastro Único que tenham a partir de 18 anos. Por meio da realização de processos seletivos, a empresa vai apoiar a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho, priorizando mulheres negras e outros grupos em situação de vulnerabilidade. Durante a vigência do acordo, inicialmente de 12 meses, ao menos 10% das vagas de emprego ofertadas pelo Carrefour serão destinadas aos inscritos no CadÚnico.

“O Carrefour aceitou o desafio de selecionar pessoas do Cadastro Único, beneficiárias do Bolsa Família, e trabalhar a qualificação de caixas, pessoal de estoque, de limpeza, de atendimento. O resultado é que parte das contratações para o emprego, após aprovação na qualificação, será de mulheres e homens que estavam desempregados”, explica Wellington Dias.

Divulgação

Para promover a inclusão socioeconômica das famílias, o MDS criou uma secretaria própria que tem se articulado com a sociedade civil e com órgãos públicos e privados. A ideia é integrar ações e captar vagas para a qualificação e para a inserção das pessoas em situação de vulnerabilidade social e sem acesso a renda no mundo do trabalho.

“O ministério também se preocupa em alavancar a renda das pessoas para, no futuro, elas saírem do Bolsa Família e entrarem no mercado de trabalho. O objetivo é promover a emancipação socioeconômica”, destaca o secretário nacional de Inclusão Socioeconômica, Luiz Carlos Everton.

Além de viabilizar oportunidades de aumento e manutenção da renda entre os beneficiários das políticas públicas, o acordo de cooperação vai permitir que a empresa tenha acesso a talentos muitas vezes invisibilizados pela exclusão social.

“Os grupos menos afetados pela fome e pela insegurança alimentar são as famílias que têm pessoas empregadas formalmente. Então, um emprego formal é, de fato, algo muito importante para garantir o combate à fome”, assegura a secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do MDS, Valéria Burity.

Fonte: Assessoria de Comunicação — MDS

Telsirio

Telsirio

Faça um comentário!

Receba nossas notícias em tempo real!

Não enviamos spam!