Matrizes eólica e solar são responsáveis por 95% da energia produzida no Piauí

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

O destaque vai para a energia fotovoltaica com 68% da capacidade energética produzida no território

De acordo com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), 95% da capacidade energética do Piauí vêm da força dos ventos ou da luz do sol. A maior fatia, de 68%, vem da energia eólica, enquanto que 27% correspondem à energia solar.

Os dados, referentes ao mês de maio, mostram que o Estado possui 158 usinas de geração de energia instaladas e com capacidade de 5.463 MW de potência, no total. Além da energia solar e eólica, os números mostram que o Piauí também possui 4% de produção com energia hidráulica e 1% com energia térmica, que também são consideradas fontes de energia renováveis.

Desta forma, o Piauí mostra que está na frente na busca de fontes alternativas de produção energética que não emitem gás carbônico. Assim, é possível contribuir com a diminuição do aquecimento global e a questão do efeito estufa.

O Piauí possui dados bem diferentes às matrizes energéticas que os demais estados do Brasil. A média nacional mostra que 59% da capacidade instalada vem da energia hidráulica. Enquanto isso, a energia eólica (14%) e solar (5%) aparecem na outra ponta dos indicadores do resto do país.

De acordo com Paula Jeanne Rosa de Lima Sampaio, secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Abastecimento, Mineração e Energias Renováveis (Sedrame), o Piauí tem um grande potencial e já é referência em energias renováveis. “Hoje, ocupamos o terceiro lugar em energia fotovoltaica e eólica, quando levamos em conta empreendimentos em operação. Quando falamos em energia solar, são 50 empreendimentos em operação e 336 empreendimentos que estão para ser construídos, além de 26 já em construção. Eólica são 108 em operação, 18 em construção e 47 ainda por construir”, enumera.

Os números tabulados pela CCEE são relativos à geração de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN). Este material é usado por empresários do setor, além de interessados no tema energia.

Fonte: Ascom/Pi.gov

Telsirio

Telsirio

Faça um comentário!

Receba nossas notícias em tempo real!

Não enviamos spam!