Rafael participa de reunião preparatória do Consórcio Nordeste para agendas na Europa

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

O encontro de alinhamento aconteceu em Amsterdam, na Holanda, neste domingo (12).

 

O governador Rafael Fonteles participou, neste domingo (12), de reunião com governadores do Nordeste e outros integrantes da missão que está na Europa, em busca de investimentos para a região. No encontro de alinhamento, ocorrido em Amsterdam, na Holanda, foram apresentados o contexto, objetivos e agenda da comitiva por parte do comitê organizador do Consórcio Nordeste (CN) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Fonteles também vai visitar os Estados Unidos.

O objetivo da viagem é promover relações diplomáticas entre a Região Nordeste e países da Europa, com vistas a atrair investimentos, em especial na área de energias renováveis.

“Em Roterdã a gente vai participar do maior evento de hidrogênio verde do mundo, e o Nordeste se posicionando como a melhor região do planeta para a produção desse combustível do futuro. A agenda segue depois para Bruxelas e Berlim” explicou Fonteles.

O CN vai apresentar aos investidores o potencial da região e as condições favoráveis para produção de energia limpa. O Nordeste tem a maior concentração de parques eólicos do mundo. Juntos eles geram 28,7 gigawatts de energia, o que corresponde a 89,9% da produção nacional desta matriz. Possui também excelentes níveis de irradiação solar, produzindo 8,1 gigawatts de energia fotovoltaica, o equivalente a 57% da geração no Brasil.

Para o secretário do Planejamento, Washington Bonfim, a presença dos nove governadores e delegações de todos os estados da região fortalece a representação nordestina nesse momento importante de transição energética.

“O Nordeste é a liderança na questão eólica, na questão da energia solar, está fazendo investimentos importantes na área do hidrogênio verde, também tem potencialidades minerais, portos, caatinga, quer dizer, a gente tem muitas potencialidades para mostrar para o mundo nesse momento de transição que nos impõe a mudança climática” considerou Bonfim.

Os estados nordestinos têm interesse também em ampliar cooperações técnico científicas, bem como incrementar o fluxo comercial com o continente europeu.

A comitiva piauiense é composta também pela primeira-dama e coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles; o presidente da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos (Investe Piauí), Victor Hugo Saraiva; a diretora do Departamento de Relações Internacionais do Estado do Piauí, Joana D’Angelo Martins; e o vice-presidente de Energias Renováveis da Investe Piauí, Ricardo Castelo.

Na terça-feira à noite, Rafael se desliga da missão na Europa, deixando representantes do Governo do Estado para os eventos no continente europeu. O chefe do Executivo Estadual segue para Nova York, EUA, onde terá compromissos até o final da semana, buscando investimentos para o Piauí.

Fonte: Ascom/Pi.gov

Telsirio

Telsirio

Faça um comentário!

Receba nossas notícias em tempo real!

Não enviamos spam!