OAB-RJ repudia agressão verbal a advogado do presidente Lula

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Ordem dos Advogados do Brasil tem forte histórico de luta democrática e repudia agressão verbal a advogado do presidente Lula

Veja abaixo nota da OAB-RJ em manifestação de apoio ao advogado Cristiano Zanin, após o mesmo ter sido alvo de covarde agressão verbal.

O advogado Cristiano Zanin, a quem incumbiu liderar a defesa técnica do Presidente Luís Inácio Lula da Silva em passado recente, fazendo-o com correção e técnica, foi vítima de ato criminoso no dia de hoje, praticado com o intuito inequívoco de ofendê-lo em razão de sua atuação profissional.

 

 

A Seção Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil, firme na sua missão institucional de defesa do estado democrático de direito e das prerrogativas dos advogados, vem a público prestar irrestrita solidariedade ao Colega, que resistiu com nobreza admirável aos ataques que sofreu.

O regime de liberdades prestigiado e protegido pelo texto constitucional, notadamente a de se manifestar em matéria política, não abrange o direito de assacar ofensas contra advogados ou quaisquer outros cidadãos. A liberdade de manifestação encontra freio no direito à honra, para ficar em apenas um exemplo.

Haver conduzido uma defesa criminal, concretizando o contraditório em favor do seu cliente, ora Presidente da República do Brasil, não é ato passível de censura, de tal forma que o gesto repudiado através dessa nota constitui atitude antidemocrática, ilegal e facilmente subsumível aos termos da legislação penal.

Sendo inequívocas as provas de autoria e materialidade, constantes em material divulgado pelo próprio agressor, cioso da exploração midiática do episódio deplorável que protagonizou, espera-se que os órgãos de persecução cumpram seu papel com agilidade e eficiência.

Urge reconstruir uma cultura política democrática, tolerante com as diferenças políticas e absolutamente intolerante com arroubos violentos e inconsequentes, saudosos de um inverno autoritário que, a depender do empenho e compromisso dessa Ordem dos Advogados do Brasil, jamais revisitará o nosso país.

Telsirio

Telsirio

Faça um comentário!

Receba nossas notícias em tempo real!

Não enviamos spam!