Pacto pelas Crianças anuncia novas ações para primeira infância no Piauí nesta sexta-feira (22)

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Durante a solenidade, será feito um balanço das ações desenvolvidas pelo programa

O governador Rafael Fonteles e a coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, anunciam, nesta sexta-feira (22), as novas ações voltadas à primeira infância que serão executadas, além de fazer um balanço do que já foi feito ao longo dos oito meses de pacto. A solenidade acontece às 11h30, no Centro de Eventos Sucesso, na Avenida Frei Serafim, e contará com a presença de autoridades e prefeitos dos municípios beneficiados pelas ações.

O Pacto pelas Crianças do Piauí é um programa multidisciplinar e colaborativo que envolve as secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, com ações voltadas para a primeira infância (0 a 6 anos).

Durante a solenidade, haverá a entrega simbólica de mais de 700 óculos prescritos para crianças dos 20 municípios já atendidos pela Carretinha da Saúde, que já contabiliza quase 10 mil atendimentos nas áreas da oftalmologia, odontologia e fonoaudiologia.

“Contamos com duas unidades móveis, uma no norte do estado e outra na região sul, realizando os atendimentos. E as crianças que precisam usar óculos já recebem a armação com as lentes testadas. Uma ação que demonstra o nosso compromisso em não somente diagnosticar o problema, mas dar o encaminhamento necessário. Elas podem escolher entre mais de 200 modelos de óculos, de forma gratuita. Essa ação é muito importante, pois, se diagnosticado ainda na primeira infância, mais rápido podemos solucionar e dar àquelas crianças mais qualidade de vida”, comentou a coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles.

Os municípios que já receberam os atendimentos da Carretinha da Saúde em 2023 foram: Barreiras, Bom jesus, Currais, Corrente, Gilbués, Monte Alegre, São Gonçalo, Santa Filomena, Santa Luz,  Bom Princípio, Buriti dos Lopes, Cajueiro da Praia, Caraúbas, Caxingó, Cocal, Cocal dos Alves, Ilha Grande, Luís Correia, Murici Dos Portelas e Parnaíba. A previsão é que todos os 224 municípios sejam beneficiados.

Como incentivo à criação de novas creches, o Pacto pelas Crianças do Piauí fará, durante a gestão do governador Rafael Fonteles, a entrega de 100 kits mobília creches, no valor de R$200.000, 00 (duzentos mil), cada. Nesta solenidade, haverá a entrega dos certificados da aquisição dos Kits para 41 municípios, que já iniciarão o ano letivo com o mobiliário.

“Temos trabalhado muito em parceria com as três secretarias (Saúde, Educação e Assistência Social) e junto aos municípios. Na educação, por exemplo, realizamos a formação de professores de crianças de 0 a 3 anos, por meio da ampliação do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa. Além da estrutura, estamos qualificando os professores e as equipes que estarão no dia a dia, ensinando e estimulando, de forma adequada, os pequenos cidadãos piauienses. E essa qualificação será continuada”, reforçou Isabel Fonteles.

Já na Assistência Social, a coordenadora do Pacto pelas Crianças destacou a reforma do Lar da Criança, a ser entregue em março de 2024, assim como o edital de chamamento público da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direito Humanos – Sasc, que será divulgado na solenidade. “Queremos tornar público, às organizações da sociedade civil, que estamos selecionando entidades sem fins lucrativos para firmar parceria, por meio de termo de colaboração, para a regionalização dos serviços de acolhimento na modalidade ‘Família Acolhedora’, para crianças e adolescentes vítimas de violência ou que tiveram os vínculos familiares rompidos. Essa é uma ação que visa uma atenção maior a estas crianças, para que possam viver em família enquanto a sua situação definitiva não é resolvida, ou que sejam adotadas, ou retornem ao seio da família”, comentou Isabel.

O investimento no Programa “Família Acolhedora” será de R$ 1.368.000,00, contemplando municípios dos territórios Entre Rios, Carnaubais e Vale do Canindé.

Para a coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, o momento também será de celebração dos resultados já obtidos pelo Programa e anúncio de novas ações. “Estamos muito felizes! Em apenas oito meses que lançamos o Pacto pelas Crianças do Piauí, já temos resultados muito significativos. O Piauí alcançou o primeiro lugar em vacinação infantil, com média acima da do Brasil. Isso tudo é resultado dessa parceria com os municípios, do engajamento das equipes, por meio da Carretinha da Saúde, Programa Saúde em Dia, Busca Ativa Vacinal do Unicef e desse nosso olhar voltado para os cuidados com as nossas crianças. Muitos outros resultados vamos apresentar ao longo do tempo”, finalizou.

Fonte: Ascom/Pi.gov

Telsirio

Telsirio

Faça um comentário!

Receba nossas notícias em tempo real!

Não enviamos spam!