Rafael autoriza execução das primeiras obras escolhidas pela população por meio do OPA

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Sete ordens de serviços foram assinadas, todas na área de asfaltamento de ruas.

 

O governador Rafael Fonteles autorizou, nesta quarta-feira (10), a execução das sete primeiras obras do Orçamento Participativo (OPA), em que a própria população escolheu, em 2023. As ações e obras foram consideradas prioritárias e envolvem asfaltamento de ruas, com investimentos de R$ 9,5 milhões, beneficiando as cidades de Teresina e Parnaíba.

Entre os bairros beneficiados estão: Portal da Alegria e Santa Maria da Codipi, em Teresina, bem como Catanduvas e a Comunidade Portinho, em Parnaíba. “O Orçamento Participativo Digital do Governo do Piauí é um sucesso e quem tem dito isso não somos apenas nós, mas vários estados e o próprio Governo Federal têm reconhecido essa forma de democracia participativa direta”, afirmou o govenador.

image00024.jpeg

Das 88 obras aprovadas pelo OPA, 67 serão executadas em Teresina e 21 em Parnaíba. “São serviços de diversas áreas, como mobilidade urbana, educação, segurança pública, escolhidos e votados pelo povo, que estão constando no orçamento e virando obras concretas em menos de um ano”, destacou Rafael Fonteles.

A previsão é que, em fevereiro, o governador autorize mais 38 obras, e em março as 43 restantes. Assim, até o final do primeiro trimestre de 2024, todas as 88 ações do OPA estarão em andamento.  O orçamento total do programa para este ano é de R$ 55 milhões.

“As obras têm um impacto importante porque elas foram escolhidas diretamente pela população, em cada um dos seus bairros.  Teremos ainda obras como praças, bibliotecas comunitárias, brinquedopraças, canteiros centrais, quadras de esporte, pontos de cultura”, afirmou o secretário de Planejamento, Washington Bonfim.

image00015.jpeg

Em 2024, o OPA será levado para mais três cidades do Piauí: Picos, Floriano e Piripiri. O critério é o populacional, pois esses municípios têm mais de 50 mil habitantes. A escolha das obras para serem executadas em 2025, nestas cidades, começa a partir de fevereiro. “Todo o processo de cadastramento de entidades, indicação de propostas, análise de viabilidade e votação vai se dar nesse primeiro semestre de 2024”, explicou Bonfim.

Fonte: Ascom/Pi.gov

Telsirio

Telsirio

Faça um comentário!

Receba nossas notícias em tempo real!

Não enviamos spam!