Secretaria de Planejamento torna suas redes sociais acessíveis a pessoas com deficiência visual

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

No Piauí, de acordo com dados do IBGE, há pelo menos 120 mil pessoas com deficiência visual

A Secretaria de Planejamento do Piauí (SEPLAN), em busca de se tornar cada vez mais presente e acessível à sociedade, está utilizando uma ferramenta de descrição de imagem nas redes sociais a fim de levar a informação aos deficientes visuais.

“As restrições físicas de uma pessoa não devem ser impeditivas para não nos comunicarmos da forma mais positiva possível com ela e de acordo com suas necessidades. Por isso, o poder público precisa conversar com toda a sociedade”, diz Washington Bonfim, secretário de Planejamento.

Divulgação

No Piauí, de acordo com dados do IBGE, há pelo menos 120 mil pessoas com deficiência visual, e o papel dos órgãos públicos é também pensar nessas pessoas que fazem parte das redes sociais.

“Nós somos mais de 24% da população e os órgãos públicos deviam se atentar para isso. Promover essa inclusão na informação é um dever do Estado, Município e da Federação”, comenta Herbert Portela, deficiente visual.

Em 2018, o Instagram desenvolveu uma ferramenta na rede social que tem imagens e vídeos compartilhados com a opção de descrição automática e legendas produzidas especialmente para cegos, de forma a tornar o aplicativo mais inclusivo. O problema é que mesmo com a funcionalidade, poucas contas utilizam essa ferramenta.

A acessibilidade digital é indispensável para que as pessoas com deficiência possam cumprir funções básicas online de forma independente e, legalmente, é obrigatória. Para isso, existe a Lei Brasileira de Inclusão que tem como objetivo assegurar os direitos destas pessoas, contemplando as mais variadas áreas dentre elas o acesso aos meios digitais.

Fonte: Ascom/ Pi.gov

 

Telsirio

Telsirio

Faça um comentário!

Receba nossas notícias em tempo real!

Não enviamos spam!