Semec incentiva formação de professores com a temática da inclusão

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Podemos compreender que a educação inclusiva tem se fortalecido no sentido de que a escola tem que se abrir para a diversidade, acolhê-la, respeitá-la e, acima de tudo, valorizá-la como instituição responsável pelo processo de aprendizado dos sujeitos. A Secretaria Municipal de Educação (Semec), incentivando o processo de formação para professores e gestores, realizou durante dois dias desta semana um encontro com os pedagogos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, zona norte de Teresina.

A ação contribuiu para reavaliar as práticas pedagógicas voltadas para a inclusão. A construção da inclusão no espaço escolar implica em pensar em seus espaços, tempos, profissionais, recursos pedagógicos voltados para a possibilidade de acesso, permanência e desenvolvimento pleno também de alunos com deficiências, alunos esses que, em virtude de suas particularidades, apresentam necessidades educacionais que são especiais, e a Semec fomenta atividades que melhorem o acesso a inclusão.

O momento proporcionou reflexões, uma análise da atual situação vivenciada nas unidades de ensino e ainda oportunizou um fedback de como está o desafio da prática docente com relação à educação inclusiva. Na  ação houve  palestras que acrescentaram e contribuíram com o planejar  de situações de aprendizagem adequadas às diferentes condições e habilidades, proporcionando oportunidade de desenvolvimento pleno para todos os educandos.

“A inclusão é um processo em que todos precisam fazer parte, desde o agente de portaria, professores e coordenadores pedagógicos. A nossa necessidade é que todos os agentes escolares tenham conhecimento sobre a educação inclusiva “, afirma a coordenadora da Divisão de Inclusão da Semec, Amanda Kárdia.

Fonte: Ascom/Semec

Telsirio

Telsirio

Faça um comentário!

Receba nossas notícias em tempo real!

Não enviamos spam!