Semec participa da 4ª Edição do Câmara em Ação

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) participou na manhã de hoje (17) da 4ª Edição do Câmara em Ação, realizado na Escola Municipal Olímpio Castro, no bairro Vale do Gavião, zona Leste de Teresina. Com a proposta de promover uma audiência pública para discutir sobre Saúde Mental e o Impacto na Primeira Infância, o evento contou com a participação de diversos órgãos públicos e parceiros. As ações procuram ofertar serviços essenciais de forma gratuita para a população da capital, como a emissão de documentos, assessoria jurídica e promoção de ações ambientais e culturais.

“Esta é uma festa do povo. Sempre que o poder legislativo quiser se unir conosco do executivo, estamos prontos para formar parceria para atender aos cidadãos”, afirma o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa. Acerca da discussão sobre saúde mental, o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, considera crucial para garantir a inclusão de alunos com algum quadro de doença psicomotora, emocional ou neurológica, ao discutir estratégias de como tratar desse público com devido respeito e dignidade.


“Discutir o tema é importante para observar e acompanhar a criança com necessidades especiais neurológicas. Nós da Rede Semec procuramos ter esse comprometimento em dar atenção a essas crianças dentro do ambiente escolar com relação às dificuldades que possam ter em relação a assimilação de conhecimento”, pontua Nouga Cardoso.

A Semec trabalha diferentes ações para tratamento da saúde mental de estudantes de forma direta ou indireta, a exemplo do Protocolo Quem Ama Cuida e do Projeto Laço Amarelo, desenvolvidos pela Gerência de Assistência ao Educando (GAE). Em casos específicos, para estudantes que necessitem de maior cuidado psicológico e social, a Rede encaminha esses alunos para o Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM). Lá são atendidas crianças de unidades de ensino que apresentem transtornos obsessivos, depressão, autismo, déficits de aprendizagem, contando com amplo quadro de psicólogos, pedagogos, médicos neurologistas e psiquiatras, numa parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS).

O professor Nouga acrescenta que a Prefeitura de Teresina, por meio da Semec, trabalha políticas públicas diversas para cuidar da saúde mental no município, entretanto, considera importante a ampliação da discussão para a sociedade civil, a exemplo de ações como a audiência pública. “Já ofertamos o serviço de atendimento psicológico e psicopedagógico, mas é necessária a discussão com a população para que a abrangência e entendimento da causa seja muito maior”, finaliza.

Fonte: Ascom/Semec

Telsirio

Telsirio

Faça um comentário!

Receba nossas notícias em tempo real!

Não enviamos spam!