Semec participa do 1º Simpósio de Saúde Mental de Teresina

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Cuidar da saúde da mente. Saber cuidar e respeitar o próximo. Salvar vidas que muitas vezes precisam, apenas, de uma atenção. Estes são alguns dos motivos que resultaram na realização do I Simpósio de Saúde Mental, realizado pela Prefeitura Municipal de Teresina, através da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). A Secretaria Municipal de Educação (Semec) participou do evento. O secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, participou da abertura do simpósio ressaltando a importância do tema para atuais e futuras gerações. O evento aconteceu no auditório do Centro Universitário Santo Agostinho, zona Sul da capital.

O prefeito de Teresina, o médico José Pessoa, presidiu a solenidade e defendeu a atuação dos serviços de psicologia junto a Rede Municipal de Ensino, de modo que a vida humana seja valorizada desde os seus primeiros anos. “Cada vez mais nos distanciamos da família, vamos rumo ao conhecimento, que é indispensável, mas sem amor e sem carinho temos grande perda na saúde mental. Também é de grande importância, para além dos cuidados com a saúde mental e física, o cuidado com a educação de qualidade”, enfatizou o prefeito de Teresina. Que se colocou à disposição para colaborar com o trabalho de ações que valorizem a saúde mental.

O simpósio foi elaborado com intuito de unir mestres e pesquisadores na área da psicologia para discutirem com a sociedade civil e a comunidade acadêmica de Teresina acerca das questões, demandas e desafios que os profissionais e as pessoas com transtornos psicomotores apresentam. “Suicídio é algo que se deve falar com muito cuidado, pois sabemos o que se pode desencadear. É algo que está muito presente em nós e não pode nunca ser negligenciado. Sem uma mente sã, nada que alguém faça irá beneficiar a sociedade positivamente”, pontua o secretário Nouga.

A abertura do simpósio foi também o momento do lançamento da 1ª Revista Científica da Rede de Atenção Psicossocial de Teresina, a qual traz consigo as principais atuações desenvolvidas pelos CAPS da cidade, bem como dados nacionais e de Teresina acerca de depressão, ansiedade, transtornos obsessivos, bipolaridade, dentre muitos outros quadros psicológicos clínicos. “Diuturnamente trabalhamos para que o evento acontecesse, diante do aumento da demanda de transtornos mentais na educação. A intenção é qualificar cada vez mais os profissionais de psicologia para cuidar das crianças nas escolas”, pontua a gerente de saúde mental, Laryssa Carvalho.

A Semec realiza junto às escolas municipais de Teresina os Núcleos de Psicologia e de Serviço Social de Teresina, nos quais oferta gratuitamente cuidados com a saúde mental.  O secretário executivo de Ensino, professor Reinaldo Ximenes também participou do evento e ressaltou o trabalho de assistência que é desenvolvido nas escolas municipais de Teresina.

Fonte: Ascom/Semec

Telsirio

Telsirio

Faça um comentário!

Receba nossas notícias em tempo real!

Não enviamos spam!