Seminário da Primeira Infância encerra com entrega de três micro-ônibus e presença do ministro Wellington Dias

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Os veículos serão usados nas ações voltadas à assistência social no interior do Piauí.

O III Seminário Descentralizado da Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (Suas), encerrou a sua programação, nesta sexta-feira (25), com a participação do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), Wellington Dias. Na oportunidade, o gestor entregou três micro-ônibus aos municípios de Brasileira, Guadalupe e Itaueira para suporte em ações voltadas à assistência social.

Durante os dois dias de programação, o seminário recebeu prefeitos, técnicos da assistência social e servidores públicos de 42 municípios piauienses dos territórios Entre Rios e Planície Litorânea para discutir a elaboração do Plano Estadual da Primeira Infância. Contou, ainda, com a realização de debates, mesas temáticas, subgrupos de trabalhos e apresentações de discussões.

Segundo a primeira-dama do Estado e coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, o Plano Estadual irá nortear as políticas públicas voltadas às crianças pelos próximos anos, especialmente, nas áreas de assistência social, saúde e educação.

Ainda segundo a coordenadora, os investimentos na primeira infância são fundamentais para trazer melhor qualidade de vida às crianças e proporcionar um futuro próspero a elas. “São investimentos e políticas públicas que contribuem diretamente para que elas estudem, cresçam saudáveis e sejam adultos produtivos, com maiores oportunidades no mercado de trabalho. É um ‘efeito dominó’ positivo, que impacta diretamente no desenvolvimento social e econômico do país e reduz a criminalidade”, destacou Isabel Fonteles.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, elogiou as ações direcionadas às crianças executadas no Piauí. “Um trabalho incrível que o Estado tem feito no amparo à primeira infância, que é, também, uma das prioridades do nosso Ministério e do Governo Federal. Não mediremos esforços para contribuir com a implementação de políticas públicas voltadas a esse público no Piauí, de forma que, juntos, possamos garantir às crianças e a seus pais moradia, alimentação, saúde e educação de qualidade”, frisou o ministro.

O Seminário Descentralizado da Primeira Infância no Suas é uma realização do Pacto pelas Crianças do Piauí, da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria da Saúde (Sesapi), Defensoria Pública do Piauí (DPE) e as Secretarias Municipais de Assistência Social.

Até o final deste ano, todos os territórios de desenvolvimento do Estado receberão o seminário. Em dezembro, será realizado, em Teresina, o Seminário Estadual para concretização e apresentação do Plano Estadual da Primeira Infância no Suas, consolidando as propostas elaboradas durante os seminários territoriais.

Entrega de micro-ônibus para ações no interior

Durante o seminário, o ministro Wellington Dias realizou a entrega de três micro-ônibus pelo programa de Mobilidade no Sistema Único de Assistência Social (MOBSUAS) aos municípios de Brasileira, Guadalupe e Itaueira. Os veículos buscam aprimorar o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social, em especial as famílias cadastradas no Bolsa Família, gestantes, crianças de até 6 anos, idosos, pessoas com deficiência e aquelas em situação de rua.

De acordo com o ministro, a entrega dos veículos contribui para o atendimento socioassistencial proativo, protetivo e preventivo. “Eles asseguram o acesso a direitos e proporcionam a superação das vulnerabilidades enfrentadas pelo público da assistência social, trazendo, assim, melhor qualidade de vida e o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo dessas pessoas”, afirmou o gestor.

Os três micro-ônibus foram adquiridos via emendas parlamentares dos deputados federais Marcos Aurélio Sampaio, Júlio César e Fábio Abreu, com recursos no valor unitário de R$ 444.100,00, totalizando R$ 1.332.300,00.

Fonte: Ascom/Pi.gov

Telsirio

Telsirio

Faça um comentário!

Receba nossas notícias em tempo real!

Não enviamos spam!