Site da Semec disponibiliza recurso de acessibilidade para surdos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

 

 

O site da Secretaria Municipal de Educação (Semec) é o primeiro da gestão da Prefeitura de Teresina a adotar um recurso de acessibilidade desenvolvido para tornar páginas web acessíveis para pessoas surdas. A suite VLibras é um conjunto de ferramentas gratuitas e de código aberto que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em Português para Libras, tornando computadores, celulares e plataformas Web mais acessíveis para surdos.

A tradução com o VLibras Widget é feita pela seleção do texto que se deseja traduzir da página. O usuário deve iniciar a ferramenta clicando no ícone flutuante presente no lado direto do site. Com o widget aberto, ao passar o ponteiro do mouse por um elemento de texto, este é realçado indicando que pode ser traduzido. Clicando com o botão esquerdo do mouse, a ferramenta iniciará a tradução.

O VLibras está disponível na versão para computadores com sistemas operacionais Windows e Linux, versão mobile para dispositivos com Android e IOS, como extensão de navegador para Chrome, Firefox e Safari e como WidGet (o player do VLibras pode ser instalado diretamente no site), como é o caso do site da Semec.

O VLibras é o resultado de uma parceria entre o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGISP), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD), o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID). O recurso em adotado nos sites do Governo Federal e em diversas instituições públicas de todo o país.

Quem quiser saber mais sobre o funcionamento do recurso pode consultar o manual AQUI.

Fonte: Ascom/Semec

Telsirio

Telsirio

Faça um comentário!

Receba nossas notícias em tempo real!

Não enviamos spam!