Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/rolodefumo.com/wp-includes/functions.php on line 6114
Sojicultor piauiense deve cumprir calendário de plantio do Mapa - Rolo de Fumo

Sojicultor piauiense deve cumprir calendário de plantio do Mapa

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

No Piauí, a Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, por intermédio da Adapi é o órgão responsável por fiscalizar o cumprimento das obrigações do produtor

No Piauí, a safra de soja 2022/23 atingiu um volume de aproximadamente 3,3 milhões de toneladas. Um valor 9,8% superior a safra 2021/20022. Com esses números, o Piauí se coloca como o nono maior produtor de soja do Brasil.

Mas, para que a produção deste importante grão seja feita livre de doenças e pragas, é importante que o sojicultor esteja atento às suas obrigações: fazer o plantio dentro do calendário estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e respeitar o período de 90 dias do vazio sanitário.

No Piauí, a Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, por intermédio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), é o órgão responsável por fiscalizar o cumprimento das obrigações do produtor. “Nós temos informado e educado o produtor em relação a importância de cumprir com essas obrigações e respeitar as datas estabelecidas. E o produtor que não estiver em regularidade pode ser penalizado” alerta Isaías Marques, fiscal Estadual Agropecuário e coordenador de Defesa Vegetal da Adapi.

Cumprindo estas obrigações, o sojicultor, protege a sua fazenda, melhora a gestão financeira da propriedade e ainda aumenta sua rentabilidade através de uma safra altamente produtiva. “Nosso objetivo é que o Piauí cresça cada vez mais como produtor de grãos e faremos esse incentivo ainda mais forte ao pequeno produtor, para que ele também cumpra todas as suas obrigações e aumente sua renda, através de uma safra saudável e produtiva“, ressalta o secretário da Sada, Fábio Abreu.

No Piauí, os prazos são divididos por três regiões. Na região I, o prazo de plantio começou em 1º de dezembro de 2022 e segue até 20 de março de 2023. Já as região II e III tiveram seus prazos encerrados. No site da Adapi, o produtor pode fazer sua declaração em uma plataforma bem simples e didática.

Fonte: Ascom/ Pi.gov

Redação Rolo de Fumo

Redação Rolo de Fumo

Faça um comentário!

Receba nossas notícias em tempo real!

Não enviamos spam!