Sojicultor piauiense deve cumprir calendário de plantio do Mapa

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

No Piauí, a Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, por intermédio da Adapi é o órgão responsável por fiscalizar o cumprimento das obrigações do produtor

No Piauí, a safra de soja 2022/23 atingiu um volume de aproximadamente 3,3 milhões de toneladas. Um valor 9,8% superior a safra 2021/20022. Com esses números, o Piauí se coloca como o nono maior produtor de soja do Brasil.

Mas, para que a produção deste importante grão seja feita livre de doenças e pragas, é importante que o sojicultor esteja atento às suas obrigações: fazer o plantio dentro do calendário estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e respeitar o período de 90 dias do vazio sanitário.

No Piauí, a Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, por intermédio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), é o órgão responsável por fiscalizar o cumprimento das obrigações do produtor. “Nós temos informado e educado o produtor em relação a importância de cumprir com essas obrigações e respeitar as datas estabelecidas. E o produtor que não estiver em regularidade pode ser penalizado” alerta Isaías Marques, fiscal Estadual Agropecuário e coordenador de Defesa Vegetal da Adapi.

Cumprindo estas obrigações, o sojicultor, protege a sua fazenda, melhora a gestão financeira da propriedade e ainda aumenta sua rentabilidade através de uma safra altamente produtiva. “Nosso objetivo é que o Piauí cresça cada vez mais como produtor de grãos e faremos esse incentivo ainda mais forte ao pequeno produtor, para que ele também cumpra todas as suas obrigações e aumente sua renda, através de uma safra saudável e produtiva“, ressalta o secretário da Sada, Fábio Abreu.

No Piauí, os prazos são divididos por três regiões. Na região I, o prazo de plantio começou em 1º de dezembro de 2022 e segue até 20 de março de 2023. Já as região II e III tiveram seus prazos encerrados. No site da Adapi, o produtor pode fazer sua declaração em uma plataforma bem simples e didática.

Fonte: Ascom/ Pi.gov

Telsirio

Telsirio

Faça um comentário!

Receba nossas notícias em tempo real!

Não enviamos spam!