O pré-candidato a prefeito por Teresina, jornalista e advogado Telsirio Alencar disse que a guarda municipal de Teresina será transformada numa secretaria de segurança do município de Teresina.
Para o pré-candidato do Mobiliza à PMT, a guarda municipal pode ir mais além de suas funções se transformada numa pasta mais específica do ponto de vista de se fazer e auxiliar os órgãos de segurança pública estadual e federal. “A lei não limita o município de agir no combate á violência e a criminalidade”, ressaltou Telsirio.
De acordo com o advogado projeto tem como meta contribuir para a prevenção e redução da violência, da criminalidade e dos desastres naturais e tecnológicos de Teresina, além de estabelecer e executar as políticas, diretrizes, programas e projetos de segurança pública de nossa cidade.
Alencar pontuou que a ideia da SMSPT além de assegurar patrimônio público e o respeito aos direitos da população, conduzir ações de segurança urbana, priorizando aquelas de natureza preventiva e de repressão qualificada, com foco na manutenção da ordem pública, na solução pacífica de conflitos e no gerenciamento de riscos.
Telsirio Alencar destacou que embora o aparelho de segurança do estado esteja buscando diminuir a insegurança em Teresina, o município poderá dar uma contribuição enorme para ao executar as políticas públicas de segurança urbana, coordenando e gerenciando a integração com as políticas sociais municipais que interfiram nos assuntos de segurança urbana, ao estabelecer relação com os órgãos de segurança estaduais e federais.
Alencar salientou que a PMT vai de maneira direta organizar ações, convênios e parcerias com entidades públicas, privadas e organizações da sociedade civil para adotar um planejamento de política de segurança pública com a participação direta da população. “A secretaria de segurança do município vai envolver diretamente a população. Teremos uma segurança pública participativa”, declarou Telsirio Alencar.